O que é post-it: Tudo o que você precisa saber sobre este papelzinho

O que é Post-it

O Post-it é um pequeno papel, recortado em formatos e tamanhos diferentes, com aplicação efetiva em um planejamento pessoal, bem como na reunião de brainstorm de uma grande agência de publicidade.

Por aqui, usamos post-its em todos os negócios que temos, no calendário semanal da família e também na educação de nossos filhos.

Nem lembramos como era a vida sem estes papeizinhos milagrosos.

Quem criou o Post-it?

Criado pela 3M, o que muitos chamam de post-it são de fato blocos de notas, que podem ou não ser adesivos.

Aí está um exemplo de marca que dominou seu mercado. As pessoas lembram mais de post-it que blocos de notas.

Portanto, como isso aconteceu?

Lá em 1968, um cientista da 3M desenvolveu um adesivo de pouca adesão, que na época não teve muito sucesso.

Um bom tempo depois, em 2003 uma versão nova foi lançada, o Post-it Super Stick, com uma cola mais aderente.

Esta nova versão facilitava o uso de Post-it na vertical (como conhecemos hoje) e em superfícies não tão lisas.

A partir daí o papelzinho criou vida própria e a marca da 3M dominou o mercado.

Para quem tem esta dúvida: “sim, há outras marcas que fabricam blocos adesivos”.

10 Ideias para utilizar na prática

usar post-it na prática

1) Lembrete de um novo hábito diário: Aqui temos um destes com a frase “Você já tomou água na última hora?”. Em outras palavras, temos um lembrete importante sobre nossa saúde bem à frente, para ser visto todo momento do dia.

2) Brainstorm: Numa reunião com o objetivo de colher ideias para um projeto. Todos os participantes anotam suas ideias e distribuem os papéis num mural para serem vistos por todos da equipe.

3) Projetos Profissionais: A metodologia que usamos em equipe para gerenciar nossos projetos é o Kanban. Com post-it alteramos os status das tarefas para as etapas subsequentes, assim como usamos cores diferentes para os projetos distintos.

4) Educação dos Filhos: Pessoas tem facilidade em aprender visualmente. Criamos um calendário semanal, com os dias e horários de tarefas especificas, como hora do banho, do jantar, de brincar, de ficar na TV e outros. Com o tempo as crianças vão assimilando e aprendendo que é importante ter tempo para algumas coisas.

5) Nos estudos: Muitas vezes precisamos fazer uma anotação importante em algum livro, revista ou documento, mas não há espaço. Anote em um post-it e cole na página, próximo à referência.

6) Lista de Compras: Lembrou de algo que precisa incluir na compra semanal de casa ou escritório? Anote num post-it e deixe-o visível, naquele ponto estratégico impossível de ser ignorado ao sair.

7) Aprender um Idioma: O mais difícil no estudo de idiomas é aumentar o vocabulário. Faça anotações de palavras que gostaria de aprender durante a próxima semana e cole num local visível o dia todo. Em frente ao computador é perfeito. Renove as palavras sempre que aprender as atuais.

8) Mensagens de motivação: Sabe aquela frase ou texto que fez todo sentido pra você? Crie uma nota e cole em seu ambiente de trabalho.

9) Dieta Deseja aprender como fazer uma receita diet para o café da manhã, com ovos e tapioca? Anote num post-it e deixe-o na cozinha, que no terceiro dia terá decorado.

10) Recados pessoais: Sabe aquele bilhetinho rápido para a namorada(o) ou esposa/marido? Quando um sai muito cedo e deseja deixar um “Eu te amo” ou “Tenha um ótimo dia”? O post-it pode te ajudar. Pense também num dia de prova de seu filho. Ele abre o caderno para dar a última revisada na matéria e encontra uma mensagem “Filho, você consegue”.

Mais que um pedaço de papel recortado!

O post-it provou ser mais que um papel recortado e uma cola adesiva. É uma ferramenta para criatividade sem fim.

Como dito no início deste artigo “Nem lembramos como era a vida sem estes papeizinhos milagrosos”.

Complemente sua leitura com este outro artigo, depois conte pra gente sua experiência.

Ficamos por aqui e até a próxima.

Leia também

Participe abaixo

Fechar Menu

EM QUAL E-MAIL DESEJA RECEBER SEU EBOOK GRATUITO?

Ebook como ter um dia melhor